sábado, 7 de novembro de 2009

Parabens

Esta semana houve duas séries de culto a festejarem os seus aniversários. Se por um lado Wallace and Gromit não é tão conhecido mas chega aos seus 20 anos com uma já extensa legião de fans, a Rua Sésamo festeja 40 e tornou-se um ícone na programação infantil.

Wallace and Gromit fazem 20 anos

As personagens de plasticina da série Wallace & Gromit , criada por Nick Park em 1989, celebraram no passado dia 4 de Novembro o seu vigésimo aniversário.

Wallace e Gromit têm entretido fãs de todo o mundo, tendo sido revelados ao público neste dia, em 1989, num festival de animação na Arnolfini galeria, em Bristol. Aí, Nick Park lançou a sua curta-metragem “A Grand Day”. Mas, depois desta muitas se seguiram, como é o caso de “The Wrong Trousers”. O sucesso estava garantido.

O primeiro filme destas personagens animadas surgiu em 2005, intitulando-se “Wallace and Gromit: The Curse of the Were-Rabbit” e os cinemas encheram-se de pessoas para assistir a mais uma aventura destes amigos.

A propósito da celebração, o site da série coloca um vídeo com 20 questões que são feitas a Nick Park e que o autor responde. Nos minutos finais do vídeo o criador faz um desenho onde Wallace e Gromit estão dentro de um foguetão com cara de pânico.

Nick Park, produtor britânico de animação, produziu também o conhecido filme “Chicken Run” e actualmente é também o criador da premiada série britânica de animação “Shaun, the Sheep”.


O Poupas faz 40 anos e apareceu em Portugal há 20

'Rua Sésamo'. Num dia como hoje, as crianças portugueses conheceram o pássaro amarelo e a jovem Guiomar, interpretada por Alexandra Lencastre. É o programa infantil mais antigo dos EUA. E continua

Os 40 anos do programa infantil Rua Sésamo vão ser assinalados com 'Poupas' e circunstância nos EUA na terça-feira, com o início de uma nova temporada e Michelle Obama como convidada especial. Em Portugal, faz hoje 20 anos. A RTP deixou a coprodução do formato, mas as personagens - Poupas, Ferrão, Guiomar, André, Egas e Becas, Monstro da Bolachas ou Gualter - resistem. Não se esquecem assim 440 episódios, repartidos por duas temporadas de 130 capítulos e mais duas com 90, repetidas três vezes.
Se Rua Sésamo tem um pai é o realizador Fernando Lopes. Era director do departamento internacional da RTP, em 1989, e foi dele que partiu a ideia de adaptar o programa. A mãe seria Maria Emília Brederode Santos, directora pedagógica e responsável pelo currículo do programa.
Parte dos conteúdos vinha dos Estados Unidos, do canal PBS (Public Broadcasting Service), mas muitas animações, documentários e tudo o que era gravado em estúdio foi escrito e produzido em Portugal ou nos países africanos de língua portuguesa. "Era tudo feito em função dos nossos objectivos educativos, que cada país define", explica a directora pedagógica, hoje no Ministério da Educação. Em Portugal, "demos uma grande importância à preparação da leitura e da escrita". Mas também havia preocupação com a auto-estima dos miúdos e a sua independência física, a segurança ou a matemática. "Era como um jardim de infância, mas à distância", descreve. Eram eles, e continuam a ser, o público-alvo do programa. E é nelas que se inspira o pássaro amarelo Poupas. "Tem aquela graça dos meninos de cinco anos", diz Maria Emília Brederode Santos, elegendo-o como um dos seus preferidos, a par da avó Chica (Fernanda Montemor) - muito popular entre as crianças. Rua Sésamo passou até meados dos anos 90 e foi posta de lado porque "fica mais barato produzir cá", justifica Teresa Paixão, chefe do departamento de programação infantil do canal público, guionista na primeira série.
E mais, "todos os países têm a tentação de fazer a sua própria Rua Sésamo", confessa. Jardim da Celeste e Ilha das Cores são a prova.






0 comentários: