sábado, 28 de novembro de 2009

8ºdia de Estágio - 27/11/2009


Chegou mais uma Sexta Feira e com ela mais um bom dia de estágio. Cheguei às 9:00 como é habitual, mas desta vez não estavam tantas crianças no átrio. Fiquei um pouco admirado, quando além de não estarem tantas crianças como habitualmente, apenas estava uma criança da minha sala. Esperei que o educador chegasse e a explicação foi a mais óbvia mas a que menos se desejava. Parece que a gripe A fez razia na sala das minhas tartarugas. A sala tem 19 crianças e apenas apareceram 4. Nem todas as crianças estavam com gripe A, sendo que apenas 3 casos eram confirmados. Muitas crianças ficaram em caso com sintomas, gripes sazonais, precaução ou apenas por prevenção dos pais. Assim o dia foi talvez um dos mais calmos que já passei no local de estágio. Mas não se pense que por ser calmo, há menos trabalho. É mais fácil controlar um pequeno grupo de crianças, mas o trabalho é o mesmo. O dia começou então por uma pequena arrumação da sala visto que se tinham efectuado limpezas no dia anterior. Depois de estar tudo arrumado, o pequeno grupo de crianças foi brincar com os cestos dos brinquedos. Debaixo de uma voz muito tímida, um amigo disse-me que tinham brinquedos novos e que eu poderia brincar com eles. Assim o fiz. Entrei num carro da policia, cavalguei num cavalo encantado, encontrei uma gárgula perigosa e entrei dentro de um castelo. Mas as aventuras não se ficaram por aqui. Conduzi ao lado de "Egas" da "Rua Sésamo", um crocodilo comeu-me um dedo e acompanhei o monstro das bolachas ao devorar umas quantas. Enquanto brincava com os amigos, estava sempre atento à Joaninha, que rastejava para qualquer lado e comia os livros dando pequenas dentadas. Coisas de criança. Depois de brincar um pouco com elas voltei ao mundo real e fui falar com o educador sobre os trabalhos de escola, materiais que me pudesse disponibilizar para o meu dossier e futuro projecto de curso e ainda sobre outros aspectos bastante importantes. Perguntei ainda se seria possível realizar a minha actividade de estágio intitulada "Hoje quem conta a história sou eu..", pelo que a resposta foi muito positiva. Por volta das 10:30 disse às tartarugas que arrumassem os brinquedos pois iria contar uma história nova e muito bonita. reuni-os todos sentadinhos com perninhas à chinês de modo a realizar uma leitura muito mais intimista, visto que o grupo não era muito grande. Contei a história, recorrendo à participação das crianças, a muitas perguntas e palavras de incentivo. No final de contar a história da "Árvore Generosa", perguntei se queriam ouvir a História "Amélia quer um cãozinho" e responderam que sim. A pequena Joaninha entretanto deixara-se dormir ao meu colo, enquanto me tentava "comer" os livros. Acabada as duas histórias as crianças disseram que gostaram bastante. O educador disse-me que se disseram que gostaram é porque tinham mesmo gostado visto que a sensibilidade delas não lhes permitia mentir nestes aspectos. Fiquei orgulhoso e muito contente por ter conseguido alcançar um dos objectivos nesta actividade. Assim que acabaram de ouvir a história foram fazer a higiene e almoçar. Desta vez fui eu que dei o almoço à Joaninha. Se da ultima vez já tinha corrido bem, esta semana ainda correu melhor. Era como se já estivesse habituada a que eu lhe desse o almoço. Mas não se pense que é fácil porque qualquer som distrai a pequena Joana. Assim que acabei de lhe dar o almoço, fui com ela à casa de banho para lhe lavar as mãos e depois sentei-a na cadeira. Durante a hora de almoço, destaque para uma criança que não queria comer. Tossia e cuspia a comida no prato, pelo que a educadora teve mesmo de apertar com o menino para que este almoçasse. Contudo, este menino já é reincidente. Todas as semanas acaba por comer tudo, mas sempre com algum esforço. Chegou também a minha hora de almoçar e fui então comer. À medida que ia comendo ainda ajudava a levantar os pratos porque a meu ver temos de trabalhar como um equipa. Assim que acabei de almoçar fui um pouco à rua. No regresso estava tudo muito calminho pois apenas três crianças dormiam, enquanto um amigo e a pequena Joana estavam noutra sala por motivos diferentes. O amigo estava a fazer trabalhos pré escolares e a Joana fazia muito barulho para que os mais pequenos pudessem dormir. Assim fiquei a vigiar o sono tranquilo das 3 crianças enquanto analisava alguns documentos dados pelo meu educador. Enquanto passava alguns apontamentos conversava com o educador sempre disponível para me ajudar. Por volta das 15 as crianças acordaram, arrumaram os lençóis na mochila, arrumei os colchões, fizeram a higiene e sentaram-se à mesa a lanchar. O mesmo menino do almoço fez a mesma coisa à tarde. Estava a fazer birras para não comer. Mas acabou por comer tudo, despachando-se mais tarde. Arrumámos e limpámos a sala e fomos brincar lá para fora, sendo que não se poderia ir para o "Tartan", visto estar todo molhado devido à chuva. Brinquei um pouco com o Paulo, um menino deficiente, mas espectacular. Tem uma agilidade incrível e é muito engraçado. No recreio deu para ver como as gripes andam realmente a afectar as crianças, pois o espaço estava muito mais vazio. O Inverno está aí e as gripes vêm a caminho, pelo que não há escapatória possível, senão ajudar todas as nossas crianças e manter um contacto entre pais, educadores e toda a comunidade educativa. Foi o que fez o meu Orientador de estágio que avisou e manteve-se em contacto com todos os pais. Todos os dias saio do estágio com uma aprendizagem nova e muito mais enriquecido. Agradeço não só ao orientador como a todas as educadoras e auxiliares que me têm ajudado. Às 17 e 15 fui então embora, com mais experiências para contar.

0 comentários: