sábado, 7 de novembro de 2009

Kurt Lewin e a Liderança


Kurt Lewin

Kurt Lewin (1890-1947) foi o psicólogo que deixou a herança mais importante para o movimento das Ciências do Comportamento. Se situarmos em 1921 o início da verdadeira carreira de pesquisador de Kurt Lewin, verificamos que consagrou mais ou menos oito dos vinte e cinco anos de sua vida universitária, de 1939 a 1946, à exploração psicológica dos fenômenos de grupo. E estes oito anos constituem um marco decisivo na evolução da psicologia social. E tal modo que, vinte anos após sua morte, a pesquisa em psicologia social continua inspirando-se, em grande parte, nas teorias e descobertas de Kurt Lewin. Um dos seus principais contributos foi a teoria da dinâmica de grupo, que dá destaque a 3 tipos de liderança.

Liderança

Liderança é a capacidade de um indivíduo para controlar ou dirigir o comportamento dos membros de um grupo. Pressupõe uma relação entre pessoas em que a influência e o poder estão distribuidos de forma desigual., mas legítima. Contudo são várias as definições possíveis. Os líderes distinguem-se sobretudo pela sua Visão, pela confiança que conseguem transmitir a um grupo e pela adesão ou colaboração que conseguem obter de todos os elementos. Além disso, os líderes devem evidenciar grande autoconfiança e capacidade de iniciativa. A eficácia de uma liderança depende de vários factores, como as relações pessoais do líder com os seus subordinados, o grau de dificuldade, tempo disponível e carácter rotineiro ou inovador das actividades, a personalidade e características dos elementos do grupo e as exigências ou pressões exteriores ao grupo. Um líder para ser eficaz deve ser honesto, assertivo e justo para com os seus subordinados e demonstrar emoções ou empolgamento pessoal com as actividades. Comportamentos como incapacidade de organizar detalhes, medo de competição, ausência de criatividade, excesso de licenciosidade, desonestidade e injustiça são comportamentos ineficazes em termos de liderança.

Podemos distinguir 3 tipos de liderança: Liderança Autoritária, Liderança Democrática e Liderança Permissiva.

O líder autoritário decide e comanda sozinho todas as actividades do grupo, mas não participa activamente na sua execução. Utiliza regularmente a crítica destrutiva e o elogio e não aceita opiniões por parte dos elementos do grupo. A liderança autoritária é a que conduz a uma maior produtividade no trabalho do grupo, mas os seus membros apresentam um baixo nível de satisfação pessoal gerado pelo mau ambiente existente.

O líder democrático aceita opiniões e discute os problemas e os objectivos com o grupo, permitindo a estes adoptarem as estratégias que acharem mais adequadas para a realização das tarefas. Acompanha solidariamente as tarefas do grupo, embora não participe activamente. Utiliza de forma ponderada e objectiva o elogio e a crítica, procurando justificar em factos. Da liderança democrática resulta uma produtividade inferior à da liderança autoritária, mas as pessoas demonstram um elevado nível de satisfação.

Por último, o líder permissivo actua de uma forma passiva. Não toma iniciativas, não critica nem elogia os elementos do grupo e dá-lhes total autonomia na definição das actividades. Da liderança permissiva resulta uma menor produtividade relativamente aos outros dois tipos de liderança e a satisfação pessoal também é baixa porque ocorrem frequentemente discusões no seio do grupo durante a realização das tarefas.


1 comentários:

Unknown disse...

Sempre em cima dos acontecimentos amigito :P muito boa postagem, nunca podem faltar ca posts d materia dada em Psicologia =D