quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Saúde Infantil - Choro excessivo, 0 a 6 meses


Durante esta semana falámos sobre a susceptibilidade do latente e da criança para a Doença e INfecção. Um sintoma muito importante para se detectar alguma anomalidade ou doença na criança é o choro. O Choro persistente durante 3 horas, tem de ser sempre alvo de observação. É uma das principais situações de alerta para os pais tornando-se pertubador quando estes não conhecem as causas. Assim sendo, fiz esta pesquisa sobre o choro excessivo do bebé dos 0 aos 6 meses. Tomem Nota.

Cuidados em Casa

Siga as recomendações do médico para o tratamento das causas do distúrbio.

Se o bebê parece estar sempre com fome apesar de ser alimentado com freqüência, consulte o médico para verificar se está havendo um crescimento normal e se o número de vezes em que o bebê é alimentado é suficiente.

Se o choro for devido a tédio ou necessidade de ter companhia, pegue-o ao colo, acaricie-o e fale mais com ele, fazendo-lhe companhia. Coloque os brinquedos que não oferecem perigo em um lugar onde a criança possa ver. Se o choro for devido a algum distúrbio do sono, envolva o bebê em uma manta, antes de colocá-lo no berço.

Se o choro excessivo for devido ao frio, agasalhe bem a criança ou aqueça o ambiente. Normalmente, quando o adulto sente frio, o bebê também sente.

Solicite assistência médica se:

após um dia não se encontrar explicação e se o choro não parar, apesar das tentativas de tratamento em casa
o choro excessivo estiver associado a outros sintomas, como a febre
O que esperar no consultório médico:

Será obtida a história clínica e realizado um exame físico.

A documentação detalhada da história clínica do distúrbio poderá incluir as seguintes perguntas:

  • a dentição do bebê está em processo de erupção?
  • o bebê está entediado, sentindo-se só, com fome ou com sede?
  • o bebê parece ter muitos gases?
  • os pais estão nervosos ou ansiosos?
  • quais outros sintomas o bebê apresenta?
  • está irritado?
  • é difícil despertá-lo?
  • está apetite reduzido?
  • tem febre?
  • está vomitando?

Intervenção:

Recomenda-se procurar um aconselhamento para saber como resolver a causa do choro. Se houver infecções bacterianas, podem ser prescritos antibióticos. Será feita uma avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança.

Após a consulta:
O diagnóstico poderá ser incluído no registro médico pessoal, assim como os dados relativos ao crescimento e desenvolvimento da criança.

0 comentários: