domingo, 22 de novembro de 2009

Voluntariado - Torneio FutIndoor de Corroios


Na passada Quinta Feira, fui convidado a Participar numa Acção de Voluntariado através da APPACDM de Setúbal, num Torneio De FutIndoor em Corroios.

Há já dois anos que pratico futebol adaptado como voluntariado para a alegria dos muitos jovens com necessidades especiais e/ou deficiência.

Foi com muito orgulho que recebi o convite, pelo que me inteirei das possibilidades de comparecer junto da Directora de Curso e Professora de TPIE, Fátima Campos.

Sendo que não houve qualquer tipo de problema, visto que as faltas estariam justificadas através do comprovativo de participação fornecido pela própria APPACDM de Setúbal.

A experiência: Muitos de nós podem dizer que este tipo de acções de voluntariado é apenas mais uma. Outros podem afirmar que um torneio de FutIndoor não é bem uma acção de voluntariado. Mas será que não é? Quando vou a um torneio deste género vejo coisas fantásticas que só os olhos podem explicar. Ver um menino com paralisia ultrapassar as suas limitações e correr em direcção à baliza faz-me pensar na luta do dia-à-dia. Ver a forma como um menino com Trissomia 21 festeja um golo correndo em direcção ao professor como se tivesse triunfado na Liga dos Campeões Europeus faz-me pensar na alegria e na felicidade que sentem. Quando vejo uma equipa superior cilindrar outra um tanto ou quanto mais fraca, e continuarem a jogar com a mesma paixão em busca de um só golo, para que possam também festejar, faz-me pensar na força de vontade.

Jogo à defesa. Passo a meio campo. Corro ao ataque. Dou carga de ombro. Faço rasteira. Cumprimento o adversário e no final brinquei, festejei, abracei, ri, diverti-me e fui Luis Figo, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Kaka aos olhos de tantas crianças e jovens que demonstram a felicidade de eu estar presente para os poder ver jogar e demonstrarem que também eles são capazes de jogar à bola como os outros rapazes e quem sabe um dia chegarem, a Melhores Jogadores do Mundo, porque em termos de Humanidade, já são os maiores.

Deixo os meus mais sinceros agradecimentos à APPACDM de Setúbal que me proporcionou mais uma experiência fantástica e para mais tarde recordar.

0 comentários: