quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Obstrução Nasal - Saúde Infantil

O objectivo deste post é fornecer informação de uma forma simplificada e clara sobre as causas e consequências da obstrução nasal e as soluções para uma respiração ideal na criança e o papel dos pais e educadores.

A obstrução nasal no recém-nascido e no lactente é um problema grave que está ainda muito subestimado em Portugal. Segundo uma avaliação feita aos familiares das crianças falecidas com Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI), evidenciou-se uma menor saturação de O2 no sono. Estes dados indicam que o SMSI pode correlacionar-se com os distúrbios de ventilação durante o sono.

Durante os primeiros meses de vida, a causa de obstrução nasal consiste também no facto do bebé estar demasiadas horas deitado, no entanto, existem outras causas para o problema: constipações, gripes e rinites são as principais.

As consequências de uma respiração não ideal consistem num risco acrescido de não haver um crescimento normal da criança, dado que a respiração incómoda dificulta a mamada; a criança não come bem, dado que não sabe respirar pela boca e mamar ao mesmo tempo, também não dorme bem, o nariz obstruído prejudica seriamente a tranquilidade do sono.

A obstrução nasal crónica agrava de forma radical a qualidade de vida da criança e dos pais ou educadores. Por outro lado, as perturbações do sono podem gerar alterações do comportamento, dificuldades de concentração e hiperactividade ou, pelo contrário, fadiga. Para que o bebé respire perfeitamente é necessária uma higiene nasal completa e eficaz, composta por duas fases: a primeira, consiste na remoção das secreções e a segunda devolve ao nariz o seu grau de humidade para que exerça naturalmente a sua função.

É muito frequente os recém-nascidos apresentarem obstrução nasal ou “nariz entupido”, isto deve-se ao facto de haver libertação das secreções brônquicas que estavam presentes nos pulmões durante a gestação do bebé associado a esta obstrução podem aparecer espirros, que têm como função libertar essas mesmas secreções.Podem também ser pequenas constipações.

Este pequeno problema não sendo grave pode causar algum desconforto ao bebé, principalmente quando está a mamar, cansa-se mais facilmente e pode largar a mama por não conseguir respirar adequadamente. É preciso ter presente que para além do nariz do recém-nascido ser bastante sensível, ele não sabe respirar pela boca, tem obrigatoriamente de respirar pelo nariz, daí a importância de fazer uma lavagem com soro fisiológico antes das mamadas.

Como fazer uma lavagem com soro fisiológico?
  • Pegue numa embalagem de soro fisiológico e verifique se é conta-gotas, ou seja se não cai uma grande quantidade de soro ao mesmo tempo mas sim pequenas gotas;
  • Com uma mão feche a boca e uma das narinas do bebé;
  • Na narina aberta coloque uma gota de soro e espere que o bebé “fungue”;
  • Repita o procedimento para a outra narina;
  • Se mesmo assim ainda continuar muito “entupido”, pode voltar a colocar mais uma gota em cada narina;
  • Assim que o bebé deixe de apresentar obstrução nasal pare com as lavagens com soro.
  • Para além das lavagens com soro fisiológico pode fazer vapores na casa de banho, colocando água quente na banheira e deixando o bebé inalar, depois não se esqueça de ter o quarto aquecido para evitar um choque de temperatura. Deve também elevar a cabeceira da cama e deitar o bebé de lado.

Caso o seu bebé já não esteja a fazer exclusivamente aleitamento materno, pode dar-lhe água para ajudar a fluidificar as secreções. Se só fizer mama, amamente sempre que ele peça.

Se ele se mantiver durante alguns dias com este problema pesquise outros sinais como febre, irritabilidade ou dor, pois frequentemente pode originar otites, ou ser sinal de uma infecção.

0 comentários: