quinta-feira, 19 de novembro de 2009

As colicas - Saúde Infantil


Como actuar perante as cólicas e a diarreia no bebé
Como os bebés não sabem exprimir o que sentem a não ser através do choro, algumas vezes, sentem cólicas e têm tantas dores que choram incessantemente. Se a cólica evoluir para diarreia, há que ter mais cuidado. Saiba como lidar com ambas as situações.

As cólicas no lactente caracterizam-se por períodos prolongados de irritabilidade, acompanhados de choro e agitação que acontecem repetidamente durante vários dias. “Ocorrem em 20-25% das crianças, normalmente entre as 2 semanas e os 3-4 meses de vida. Pouco se sabe sobre esta condição, mas pensa-se que seja causada por dores abdominais provocadas por gases. O choro da criança faz com que ela engula ar, o que produz flatulência e distensão abdominal. É uma condição benigna que se resolverá espontaneamente à medida que o bebé cresce”, afirma Armando Fernandes, pediatra.

Os bebés começam por chorar muito, apresentam irritabilidade, levantam e flectem as pernas, sobretudo à noite. “São difíceis de consolar. Entre os episódios, os lactentes estão bem. Para além das cólicas, estes bebés apresentam um aspecto saudável”, explica-nos o pediatra. Se o bebé tem vómitos ou diarreia, chora continuamente durante mais de duas horas, “apresenta febre, corrimento nasal amarelado ou esverdeado, se lhe parecer doente entre os episódios de cólicas e tem menos de duas semanas ou mais do que quatro meses, os pais devem procurar ajuda médica o mais brevemente possível”.

Tratamento para as cólicas
  • 1 – Ter a certeza que não há nenhuma causa específica para o bebé chorar (fome, frio, calor, fralda suja, sono, etc.)
  • 2 – Ao dar-lhe de mamar, assegure-se de que o bebé agarra o bem peito, isto é, que consegue meter o mamilo e a aréola dentro da boca. Se toma biberão, verifique que o orifício da tetina se adapta à sua capacidade de deglutição e que o biberão não produz vácuo, quando a criança chupa. Há biberões com válvulas anti-soluço e outros com sistema anti-cólica.
  • 3 – Use qualquer actividade para o distrair e consolar. Pegar ao colo, embalar com suaves palmadinhas e certas actividades rítmicas (balanços oscilantes), passeios ou caminhar são frequentemente úteis. Pode também tentar deitá-lo de barriga para baixo nos seus joelhos, enquanto que lhe afaga as costas; massajar a barriga levemente, no sentido dos ponteiros do relógio; fazer pequenas flexões de pernas, flectindo os joelhos até à barriga; promover sons repetidos e monótonos, colocar música, etc. Cada bebé responde exclusivamente a certas actividades, pelo que terá que as tentar descobrir e adequar ao seu caso.
  • 4 – Estabeleça uma rotina, desobstrua-lhe o nariz antes das mamadas, coloque sempre o bebé para arrotar, restrinja os estímulos e as visitas ao fim da tarde (altura em que o bebé está mais tenso), tente ajudá-lo a libertar os gases estimulando o ânus do bebé com cotonete untado com vaselina ou com cânula de microclister cortada), dê-lhe banho com água tépida e tente apenas os medicamentos prescritos pelo pediatra.
  • 5 – Ocasionalmente, tem que permitir que o seu bebé chore um pouco para dormir. Certifique-se que o bebé não tem fome (se comeu nas últimas 2 a 2,5 horas) e que a fralda não está suja.
  • Apesar de ter dificuldade em ouvir o bebé chorar, não lhe responda imediatamente porque isso irá encorajá-lo a ser cada vez mais exigente. Estabeleça alguns limites. Isto é importante para si e para o seu bebé!
  • 6 – Se os pais se sentirem muito cansados e não conseguirem lidar com o choro aflitivo do bebé, devem pedir a alguém de confiança que fique com ele algum tempo.

Quando as cólicas evoluem para diarreia
“A diarreia pode ser definida como um excesso de volume fecal diário e, de uma forma mais específica, com um conteúdo líquido nas fezes superior a 10 mL/kg/dia.

Em termos de duração, a diarreia pode ser classificada em aguda (até aos 14 dias de evolução), persistente (entre os 14 e os 30 dias) e crónica (entre os 30 a 60 dias)”, adianta o pediatra.

Uma das grandes preocupações relacionadas com a diarreia é o facto do bebé vir a desidratar. Por isso, “procure sinais de desidratação, como por exemplo, a formação de pregas, os olhos encovados, a moleirinha afundada, a ausência de micção durante mais de oito horas em lactentes, a ausência de lágrimas com o choro, a respiração acelerada e a irritabilidade ou a sonolência exageradas”. Nunca dê antibióticos sem prescrição médica. Fale sempre com o pediatra do seu bebé para melhor se aconselhar.

Procure ajuda pediátrica imediatamente se:
– O bebé apresenta perda de sangue nas fezes.
– Tem cólicas abdominais ou vómitos incoercíveis durante mais de duas horas.
– Apresenta febre elevada (> 39,5 ºC).
– Febre e diarreia em criança com menos de três meses de idade.
– Se for evidente a desidratação.

Procure ajuda pediátrica dentro de algumas horas se o bebé apresentar os seguintes sintomas:
– A diarreia aumenta em frequência ou em quantidade com mais do que 10 episódios de vómitos ou de diarreia em 24 horas.
– Diarreia que não melhora após 24 horas de dieta adequada, ou se arrasta por 3-4 dias.
– Fezes com muco.
– Febre durante mais de dois dias.

Produtos recomendados para a diarreia

ÁGUA CHALADA
Faça um chá preto forte e retire 1 chávena deste chá. Junte água fervida até perfazer 1 litro. Adicione 4 colheres de sopa rasas de açúcar.

ÁGUA DE ARROZ
- Junte 2 colheres de sopa de arroz não lavado a 1 litro de água e deixe ferver até a água se reduzir a metade.
- Arrefecer. Coar, separando a água do arroz.
- Junte 0,5 l de água ao coado e uma colher de café, rasa, de sal de cozinha.
- Prepare com água de arroz o biberão na quantidade que a criança costuma tomar.
Por exemplo: medir 120 ml de água de arroz e 4 medidas de pó, etc.

SOPA DE CENOURA
Em 1 litro de água junte 3 cenouras pequenas.

Deixar ferver até reduzir a metade a água. Junte mais ½ litro de água fervida.
Os bebés com cólicas começam por chorar muito, apresentam irritabilidade, levantam e flectem as pernas, sobretudo à noite

Pegar o bebé ao colo, embalá-lo com suaves palmadinhas e certas actividades rítmicas (balanços oscilantes), passeios ou caminhar são frequentemente úteis

Em termos de duração, a diarreia pode ser classificada em aguda (até aos 14 dias de evolução), persistente (entre os 14 e os 30 dias) e crónica (entre os 30 a 60 dias

Nunca dê antibióticos sem prescrição médica. Fale sempre com o pediatra do seu bebé para melhor se aconselhar


Fiquem agora com dois videos bastante elucidativos sobre o assunto, onde se explica como tratar as cólicas dos bebés com a ajuda de soluções próbioticas e como se pode aliviar as dores que o bebé sente, bem como alguns cuidados a ter, já acima mencionados.

1 comentários:

Carla disse...

Parabéns pelo excelente artigo, está muito completo e os videos são muito elucidativos.
No caso do meu filho Nuno fomos aconselhados pelo pediatra a dar o aero bio regularmente e aero-om nas fases agudas. Mas desde que ele começou a tomar o aero bio nunca mais teve cólicas para nossa alegria.