sábado, 17 de outubro de 2009

3º dia de Estágio - 16/10/09



Mais um dia de formação em contexto de trabalho e mais um dia que correu muito bem. Como é hábito o dia começou às 9:00, bem para ser mais exacto começou às 8:50. Cheguei um pouco mais cedo de modo a fazer algum registo fotográfico da sala das minhas tartarugas. Quando cheguei, muitas crianças já esperavam no átrio com uma auxiliar. Todas me deram um enorme bom dia, mesmo algumas que não eram da minha sala, o que vai querendo dizer que a pouco e pouco, já me vão conhecendo e isso para mim é muito bom. Vesti então a minha bata e comecei a fotografar. O educador que chegara entretanto, esperara um pouco no átrio para que eu pudesse fazer o meu registo, pelo que agradeço desde já. Assim que acabei, o educador disse para as tartarugas irem entrando na sala. Já se sabe. Todas elas correram para os cestos dos brinquedos pois estava na hora de brincar livremente. Até por volta das 10, a hora é de brincar e dar largas à imaginação. Muito bem, vamos a isso. Brinquei com eles e entreti-os o máximo que pude. Fiz um jogo muito interessante onde escondia um de cinco brinquedos, tendo depois as minhas amigas tartarugas de adivinhar qual o brinquedo que eu escondera. Brinquei com carrinhos, fui atropelado pelo camião dos bombeiros, atacado por dinossauros e tubarões, vi uma torre de Lego ruir e no final fui ás compras entre os muitos vendedores que por ali trabalhavam. Apanhei um insecto, meti gel no cabelo para ficar mais bonito, vi passar um comboio de cestos de brinquedos entre tantas outras brincadeiras. Entre queixinhas, risos e brincadeiras, as crianças divertiam-se imenso e eu com elas. Chegava as 10 horas. "Tartarugas arrumar!" disse o educador. Assim foi. Dentro de pouco tempo as crianças estavam sentadas à espera da actividade do dia. E que dia era? Dia 16, ou seja, Dia Mundial da Alimentação. O Educador tinha uma actividade preparada, mas primeiro era altura de cantar os Bons Dias. Cantou-se a música, todos deram os bons dias um a um e depois fez-se a chamada. O educador começou então por perguntar se sabiam o que era a alimentação. As crianças iam respondendo ora bem ora com frases muito engraçadas como o menino que disse que a alimentação eram "Comezainas". Para quem não sabe o Comezainas é um site de culinária. Muito engraçado o facto de a criança associar o facto de já ter visto este site à alimentação. Durante alguns minutos todos nós assistimos a uma apresentação muito completa sobre a alimentação. O Educador ia fazendo perguntas à medida que apresentava e as crianças iam interagindo com ele. A continuação desta actividade tinha algo que as crianças adoram. Sair do infantário, porque iríamos à cozinha da instituição ver como se faz a comida. Primeiro fomos à Copa, ainda dentro do infantário de modo a que percebessem que não era ali que estavam os fogões onde se faz a comida. Contudo ainda viram uma auxiliar a preparar os seus lanches de logo à tarde. Fizemos então um comboio e de passadeira em passadeira, atravessámos a estrada até ao outro lado da rua, onde ficava a cozinha visto que é de lá que vem a comida para o infantário. Visitámos a cozinha muito rapidamente, vimos muitos fogões e comida e seguimos a visitar outro infantário pertencente ao mesmo centro. Fomos ver as novas instalações do Infantário/creche "A Nuvem". Depois de uma grande visita onde conhecemos a roda dos alimentos, as crianças foram visitar ainda o lar dos "Avôs e Avozinhas". Todos ficaram muito contente por nos ver e até cantámos os parabéns a uma senhora já muito velhinha. Foi a parte do dia que mais me comoveu. Um interligar de gerações e uma grande alegria da senhora que por sinal até estava acamada. Sentimentos que só sentidos e visões que só vistas dão para explicar aquele momento. Voltámos todos de comboio para o infantário. Ainda dava tempo para irem brincar um bocado. Enquanto brincavam, fiquei a tomar conta da Joaninha, uma menina que precisa de maior atenção pois não anda ainda sozinha. Também gostei muito desse momento. Muito afecto da menina e muitos mimos fizeram daquele bocadinho algo a relembrar. Quando se ouviu "Tartarugas", as crianças reuniram e foram fazer a higiene. Eu passinho a passinho lá fui com a Joaninha até à casa de banho, lavei-lhe as mãos e sentei-a depois na sala. O educador foi buscar o carrinho e a Joaninha rapidamente adormeceu. Estava muito cansada, pois também ela foi conosco a todos estes lugares falados no dia Mundial da alimentação. Era então hora de almoço. Todos comiam. Quando chega a minha hora de almoço, fico sempre mais tempo na instituição porque quero ajudar ao trabalho na hora de almoço. É sempre bom ir aprendendo. Quando as crianças vão acabando vão para a sua cama, pois a hora da sesta está próxima. Claro que fazem aquela rotina da higiene antes de se deitarem. Na hora de almoço destaque para dois aspectos entre muitos que reparo sempre atentamente. Uma discussão entre duas crianças. Nada de anormal não fosse uma delas o mais traquina da sala e a outra um dos mais velhos. O Educador avisou sempre os dois para estarem quietos. E eles não estavam. Até que levou o mais velho para a sala de outra educadora de castigo, proferindo uma frase que me ficou na cabeça "Ele não é boa peça, mas tu és o mais velho e também provocas". Isto significa o quê? Significa que num infantário por vezes nem sempre os mais traquinas têm a culpa de se portarem mal. É certo que muitas das vezes podem se portar mal, mas temos de ter atenção porque às vezes a culpa não é deles. O Educador foi perspicaz e muito atento e agiu de forma irreprensivel. Um pouco depois o menino mais velho veio à sala e pediu desculpas, o educador desculpou mas disse-lhe para ir pensar no que tinha feito. Entretanto almocei e depois fui espairecer um pouco. Quando voltei era a hora da sesta. As tardes são muito mais rápidas à sexta feira. E esta então passou a correr. O único menino que estava acordado, fazia uma actividade de pintura com canetas de feltro. o Educador ia trabalhando, enquanto a Joaninha ia fazendo gestos a querer sair do carrinho. O educador tirou-a e ficou brincar no chão. Eu falei com o Educador e pedi que enquanto as crianças fossem brincar lá para fora se podia ficar na sala, de modo a fazer a planta da mesma e a recolher dados para o trabalho de TPIE. Claro que perguntei se não havia problema, porque é sempre preciso vigiar as crianças a brincar, mas algumas actividades só conseguimos fazê-las quando a sala já está livre e arrumada. O educador disse que não havia problema porque estavam auxiliares a vigiar o recreio e que poderia então desenhar a planta da sala, pelo que agradeço imenso. Aliás até agora só tenho a agradecer tudo o que têm feito por mim e a forma como me têm ajudado. De notar que antes de irem brincar la para fora, ainda ajudei a arrumar os colchões e a dobrar os lençóis porque era Sexta e à Sexta é dia de levar os lençóis para casa. Fiquei então a trabalhar até às 17:15, mais ou menos. Depois era hora de ir para casa. Despedi-me de todos e estava mais um dia de estágio acabado. Até para a semana.

2 comentários:

Unknown disse...

Um dia em cheoio. E ainda bem que está a correr bem. :D

Patricia Sofia disse...

Estás com um olhar sedutor na foto =D. .

Hi5 muito giro =D

Beijo