Acabado o trabalho de Expressão Plástica sobre os fantoches, que por sinal correu muito bem, vamos dar inicio a um trabalho sobre pintura. Como se não bastasse, esta semana no estágio foi altura de pintar com aguarelas. Parece que é o Timing Perfeito para falar em Grafologia Infantil. Já Ouviste falar? Sabes o que é?
Grafologia Infantil
A escrita das crianças diz muito delas mesmas. O que é grafologia? Para começar, a grafologia é a ciência que estuda as relações da escrita e a psicologia das pessoas, para fins distintos. Durante a infância, pode-se utilizar a grafologia para estudar a personalidade e o caráter das crianças, e conhecer algo mais dos seus pensamentos e sentimentos.
Segundo os grafólogos, tanto a conduta, como as emoções, ações, pensamentos, atitudes, tipo de relações, assim como os sentimentos e o nível de inteligência das crianças, podem estar refletidos na sua escrita. Uma análise grafológica permite medir e classificar os sinais da escrita, permitindo uma interpretação psicológica do caráter das crianças, assim como os desenhos infantis.
A escrita está diretamente relacionada com a psicologia humana. Através dos sinais da escrita de uma criança, pode-se conhecer as características profuntas de seu eu, e a partir disso, pode-se prevenir possíveis transtornos de personalidade e corrigir problemas leitura/escrita como é o caso da dislexia. Também se utiliza a grafologia para resolver problemas cognitivos e afetivos detectados na escrita das crianças, moldando seu caráter, respeitando sua personalidade.
Como funciona a grafologia?
O cérebro manda uma mensagem à mão para escrever, e a mão envia uma mensagem ao cérebro quando escreve. A repetição disciplinada de um gesto gráfico incide na atitude mental de quem o recebe. Deste modo, se forem reconhecidos sinais negativos na letra de uma criança, como falta de atenção, insegurança, complexos, angústia e introversão, pode-se trabalhar para converter estes sinais em mais concentração, segurança, melhor autoestima, mais alegria, extroversão, modificando a atitude mental da criança. Isso quer dizer que se uma criança se mostra preguiçosa, são propostas a ela, letras que trabalhe em sua vontade e que sejam estimulantes; se está angustiado, as letras traduzem sua angústia e a criança é proposta letras alegres.
Benefícios da grafologia
A grafologia pode melhorar o rendimento escolar através da recondução da escrita. Se uma criança aprende uma grafia composta por letras inteligentes e rápidas, pode apresentar melhoria nos estudos. Uma criança que apresenta falta de atenção e outras alterações do caráter, normalmente apresenta uma letra ilegível e desordenada. Por outro lado, a grafologia cresce com a criança. Uma criança de oito anos não pode manter o mesmo modelo caligráfico que aos cinco anos porque a escrita acompanha seu desenvolvimento intelectual e seus conhecimentos.
0 comentários:
Postar um comentário