No Passado dia 10 de Dezembro celebrou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, no aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, adotada pela Assembléia das Nações Unidas em 1948. O tema escolhido para 2009 foi "Acolha a diversidade, acabe com a discriminação".
Fiquem agora a conhecer a "Save of Children", uma associação sem fins lucrativos que defende os direitos humanos da criança.
Os direitos humanos da criança
"Creio que deveríamos exigir certos direitos para as crianças e trabalhar para que sejam reconhecidos em todo o mundo"
Citado em 1923 por Eglantyne Jebb, fundadora de Save the Children UK
O trabalho da Save the Children Suécia é orientado pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e pela Convenção sobre os Direitos da Criança. Os direitos humanos baseiam-se no respeito à dignidade e valor de cada pessoa como indivíduo e como membro da sociedade. Esses valores estão relacionados com a qualidade de vida a que todos têm direito, independentemente de idade, gênero, raça, religião, nacionalidade, ou quaisquer outros fatores. A responsabilidade de garantir que esses direitos sejam respeitados, protegidos e cumpridos pertence, em última instância, aos governos nacionais. A responsabilidade também deve ser partilhada com todos os outros elementos da sociedade (instituições internacionais, comunidade e família).
A ratificação em 1989 da Convenção sobre os Direitos da Criança pela Assembléia Geral das Nações Unidas é um evento histórico uma vez que reconhece às crianças como sujeitos de direitos. É resultado de um longo processo no qual diversas pessoas e organizações, como a Save the Children, promoveram ações que favoreceram os direitos das crianças.
Todos os países da América Latina ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança, e a maioria deles iniciou, com maior ou menor sucesso, os processos de adaptação de suas leis e instituições para cumprir estos propósitos.
Tanto os Estados como a Sociedade Civil são responsáveis pela garantia e supervisão dos direitos das crianças; principalmente a partir de maio de 2002, quando uma nova Cúpula Mundial foi realizada para avaliar o progresso na implementação desses direitos, através da elaboração de novos planos de ação para a infância.
A Save the Children Suécia tem apoiado o monitoramento da implementação da Convenção na América Latina desde a sua ratificação, especialmente no fortalecimento do papel de monitoramento da sociedade civil, promovendo treinamento abrangente sobre os direitos das crianças para atores chave e tomadores de decisão.
0 comentários:
Postar um comentário