sexta-feira, 1 de maio de 2009

Brincar e Divertir é Informar e Sugerir

Esta semana foi rica em ideias para este Post. Devido a algumas aulas, terem sido encurtadas em horas, pelo feriado de Sexta e ainda pelo facto das actuais matérias terem muito que contar existe muita informação a sugerir. Partindo de psicologia, Vamos relembrar o caso de Phineas Gage e conhecer o de Elliot. Os filmes "Rainman" e "O bom rebelde" são óptimas opções sugeridas pela professora de Psicologia. Assim e tendo como base estes filmes podemos fazer uma revisão sobre os tipos de Memórias que existem. Falado em aula também foi o livro "O homem que confundia a sua mulher com um chapéu", de Oliver Sacks. Dou então a conhecer um pouco do autor como também do próprio livro. Por ultimo e tendo em conta a galeria de Autores de Psicologia, dou-vos a conhecer Howard Gardner e a sua teoria das inteligencias multiplas.
Passando agora para português, vou colocar um texto de apreciação crítica, bem como um texto técnico sobre duas áreas que gosto e bem distintas.
TPIE não podia faltar, e marca destaque com duas coisas novas. Em primeiro lugar estará disponivel uma grande quantidade de novos sites que vale mesmo a pena visitar. São sites de imaginação e criatividade de muitos ilustradores. Durante este trabalho passámos por tantos sites que até é pena não os colocar no Blog. Deixo ainda o video de um filme de animação que estreou ou vai estrear cá, de seu nome "Max e Co". Destaca-se pela sua animação peculiar. Destque, como é óbvio, para o artigo sobre as "Vitaminas" que vou colocar, visto que a nutrição é por agora um assunto abordado na aula de S.I. Finalmente, termino com uma aventura no mundo do "LEGO", um dos jogos favoritos dos mais pequenos.

Psicologia - Phineas Gage e Elliot

Phineas Gage foi um australiano que viveu em meados do século XIX. Segundo relatos da época, era um homem muito acessível que trabalhava na construção de caminhos de ferro. Após um acidente em 1848, envolvendo explosivos, uma barra de ferro atravessou a sua cabeça, atingindo o cérebro (parte pré-frontal). Felizmente, Gage foi socorrido de imediato e conseguiu sobreviver. Mas não só sobreviveu como também não ficou com nenhuma sequela aparente, exceptuando claro está, a perda de um olho, devido à gravidade do acidente.
Contudo e aparentemente a sua Visão, fala e movimentos estavam perfeitos. Entretanto, logo depois de recuperado, Phineas Gage viu o seu comportamento completamente alterado: começou a usar palavrões, fazia comentários cruéis e desnecessários, tratava mal as pessoas, e fazia péssimas decisões que não levavam em conta as consequências. Morreu pouco mais de 10 anos depois pobre e sozinho. Na época, um médico estudou o seu caso, e é graças a ele que temos todas estas informações.
O caso Phineas Gage é importante pois foi o primeiro caso que mostrou que emoção e comportamento estão sim associadas a uma parte específica do cérebro.
Damásio, já falado em aula, fala de um caso semelhante ao de Phineas Gage que ele teve a oportunidade de estudar, o caso de Elliot. Elliot sofreu um acidente semelhante ao de Phineas Gage, demonstrando os mesmos sintomas. Damásio aproveitou a situação para estuda-lo. Fez diversos testes de QI, além de outros tipos de testes de inteligência. Surpreendentemente, Elliot saia-se muito bem, às vezes melhor do que a média da população, provando que era dono de um intelecto saudável.
Ao longo da convivência com Elliot, Damásio deu-se conta que Elliot, falava sobre a tragédia da sua vida de forma desinteressada. Com o passar do tempo, notou que Elliot quase nunca se zangava, nem tão pouco se incomodava com as milhares de perguntas repetitivas de Damásio. Num outro teste, foi colocado estímulos visuais carregado em frente de Elliot como: pessoas a afogarem-se, incêndios terríves e terremotos horríveis. Nisto, Elliot, impávido e sereno, fez um comentário que abriu os olhos de Damásio: Sinto que meus sentimentos mudaram após o acidente. Ou seja, Elliot deu-se conta de que as coisas que antes lhe causavam emoções fortes, agora não lhe causavam qualquer tipo de reacção, fosse ela positiva ou negativa.
Elliot estava para sempre destituido da possibilidade de sentir emoções sabendo ao mesmo tempo quais as emoções que sentiria. Em suma, o estado de Elliot pode ser resumido como saber mas não sentir.
Segundo Damásio, nenhuma emoção era muito intensa em Elliot. Nem tristeza nem alegria e tanto o prazer como a dor pareciam ser de curta duração.
Essa falta de sentimentos era capaz de levar um doente a não importar-se muito com as suas decisões e tomando por isso decisões erradas.

Filme - Rainman

Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.




Filme - O Bom rebelde

Will Hunting (Matt Damon) é um jovem brilhante mas, tal como os seus amigos, passa os dias de trabalho entre o bar local e a esquadra de polícia mais próxima.
Ele nunca entrou numa universidade, a não ser como empregado de limpeza do M.I.T.
No entanto, tem uma memória fotográfica e uma capacidade inacreditável de resolver problemas matemáticos mais complicados.
Com apenas 20 anos, este carismático rebelde não consegue evitar uma sentença de prisão pendente.
Só um professor (Robin Williams), admirador do seu talento é capaz de sentir a sua revolta emocional, pode ajudá-lo a compreender e aproveitar as suas excelentes capacidades.




Oliver Sacks e a obra "O homem que confudiu a sua mulher com um chapéu"

Oliver Wolf Sacks, CBE (Londres, 9 de julho de 1933) é um neurologista britânico que escreveu alguns livros sobre os seus pacientes tornando-se em autenticos best-sellers da literatura. Bacharelou-se em medicina no ano de 1958, na Universidade de Oxford.
Esta obra, "O homem que confudiu a sua mulher com um chapéu", lançada em 1985, constitui uma colecção de histórias de casos verdadeiros nos limites das experiências neurológicas. Trata-se do relato de histórias da luta de doentes com esquizofrenia, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, síndrome de Tourett, autismo, entre outras, com a particularidade de serem doenças que no geral afectam a memória do ser humano.




Horward Gardner e a teoria das inteligencias múltiplas

Howard Gardner (Scranton, Pennsylvania, 11 de julho de 1943) é um psicólogo cognitivo e educacional Americano, ligado à Universidade de Harvard e conhecido especialmente pela sua teoria das inteligências múltiplas. Em 1981 recebeu prêmio da MacArthur Foundation.
É professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvar e ainda professor adjunto de neurologia na Universidade de Boston.
O seu livro mais famoso é provavelmente Estruturas da Mente, de 1983, onde ele descreve sete dimensões da inteligência. Essa nova teoria tornou-se conhecida como teoria das inteligências múltiplas.
A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida, a partir da década de 1990, por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard liderada precisamente por Howard Gardner. Esta identificou e descreveu originalmente os sete tipos de inteligência nos seres humanos e obteve um grande impacto na educação no início da década de 1990. Mais recentemente, acrecentaram-se à lista as inteligências naturalista e existencial.

Lógico-matemática - abrange a capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. Medida por testes de QI, é mais desenvolvida em matemáticos, engenheiros e cientistas, por exemplo.

Linguística - caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita. Também medida por testes de QI, é predominante em oradores, escritor e poetas.

Espacial - expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. É mais desenvolvida em arquitetos, desenhistas e escultores.

Musical - expressa-se através da habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais, sendo mais forte em músicos, compositores e dançarinos. Beethoven se enquadra nessa inteligência.

Físico-cinestésica (ou Corporal) - traduz-se na maior capacidade de utilizar o corpo para a dança e os esportes. É mais desenvolvida em mímicos, dançarinos e esportistas, por exemplo.

Intrapessoal - expressa na capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.

Interpessoal - é uma habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Naturalista - traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os fenômenos e padrões da natureza. É característica de paisagistas, arquitetos e mateiros, por exemplo. Charles Darwin se encaixa nesta inteligência.

Existencial - capacidade de refletir sobre questões fundamentais da existência, aguçada em vários segmentos diferentes da sociedade.

Filme - Max e Companhia

Max sai em busca de seu pai, que desapareceu logo depois de seu nascimento. Ele chega em uma aldeia onde conhece a senhora Doudou, uma encantadora professora que passa a cuidar dele. Consegue um emprego na fábrica de mata-moscas Bzzz&Co. Mas a fábrica está correndo o risco de fechar, e para impulsionar as vendas de mata-moscas, um perigoso e ganancioso cientista cria um monte de moscas mutantes, que passam a atacar a cidade. Em meio a grande confusão Max descobre que seu pai mora na cidade. Agora Max precisa reunir os moradores da aldeia convencê-los a acabar com os planos malucos do cientista, antes que toda a cidade seja destruída e descobrir onde mora seu pai.





As Vitaminas

«Então e não se pode dar-lhe umas vitaminas?», perguntam com frequência alguns pais mais ansiosos, como se as vitaminas pudessem ser uma espécie de cura milagrosa para maleitas como a falta de apetite, as infecções ou, simplesmente, a preguiça.

É inegável que as vitaminas são fundamentais, mas a natureza encarregou-se de as distribuir de tal forma por tantos alimentos que é difícil nos países ocidentais uma criança ficar deficiente em alguma delas.
Apesar dos progressos que se têm verificado na difusão de conhecimentos sobre saúde infantil entre os pais, alguns mitos têm tendência para persistir ao longo do tempo. Os suplementos de vitaminas são um deles. Sem saber bem porquê, são muitos os pais que, nas mais diversas situações, não resistem a fazer a pergunta: «Então e não podemos dar-lhe umas vitaminas?», como se essas substâncias fossem a cura milagrosa para situações como a falta de apetite, as infecções ou a preguiça.

O que são as vitaminas? De uma maneira geral, toda a gente sabe que os principais elementos da alimentação de crianças e adultos são as proteínas, os açúcares e as gorduras. São eles os constituintes fundamentais do nosso corpo, pois todos são indispensáveis para dar forma e energia a todos os nossos órgãos.
Para além destes elementos, no entanto, o organismo necessita também de outras substâncias, embora em pequeninas quantidades, para que possa funcionar sem problemas e da melhor forma possível. Entre essas outras substâncias incluem-se as vitaminas.

As vitaminas não funcionam como constituintes do nosso corpo ou como fonte de energia, mas são indispensáveis para que ele possa funcionar. Apesar de existirem no corpo em quantidades mínimas, cada vitamina tem um papel importante no funcionamento de alguma parte do organismo ou na formação de determinado tecido ou órgão. Por essa razão, todas as vitaminas são importantes para situações tão diferentes como a estrutura dos ossos, a resistência dos dentes, a cicatrização de feridas ou a interrupção de uma hemorragia devido a um corte.
Ora, acontece que o nosso corpo não é capaz de fabricar vitaminas. Por isso mesmo, temos de as ir buscar aos mais diversos alimentos. No entanto, as necessidades de vitaminas são tão pequenas que uma alimentação equilibrada é tudo o que necessitamos para manter os níveis de vitaminas adequados.

EM RESUMO:
• As vitaminas são elementos fundamentais para a construção e funcionamento do corpo da criança.

• As quantidades necessárias de cada vitamina na dieta são mínimas e elas existem em grande quantidade de alimentos, pelo que uma dieta equilibrada fornece à criança todas as vitaminas de que ela necessita sem necessidade de suplementos extra.

• Só em casos de malnutrição grave ou erros alimentares grosseiros é que a criança pode ficar deficiente em alguma vitamina. Algumas doenças podem também provocar uma menor capacidade da criança em absorver algumas vitaminas, mas são situações raras e fáceis de identificar pelo médico.

• Existem à venda dezenas de gotas, xaropes, carteiras e comprimidos contendo vitaminas para serem fornecidos às crianças como suplemento à sua alimentação. Não devem ser dadas, excepto em situações particulares e a conselho do médico assistente da criança.

• O único suplemento vitamínico aceite pela Academia Americana de Pediatria, para ser fornecido a crianças saudáveis, é o suplemento de vitamina D a ser dado aos bebés nos primeiros meses de vida.

Para ver o artigo completo inclusive os tipos de vitaminas existentes basta consultar a fonte/site de origem.

Uma Aventura no Mundo do Lego

Quem é que não conhece as peças desmontáveis preferidas das crianças? O Lego, estas pequenas peças, que têm o poder de dar origem a qualquer forma de brincadeira seja ela um carro, um boneco, uma casa ou autentico castelo infestado de Dragões e perigos a cada esquina. Lego parece que foi feito mesmo cada um de nós sermos o que quisermos ao brincar. As inumeras montagens que se podem fazer, fazem com que o Lego sejam uma das brincadeiras preferidas das crianças. Ontem, agora e sempre tenho quase a certeza que o Lego continuará a existir porque ser criança e não poder manusear aquelas peças é perder parte da diversão.
Sugiro então uma autentica visita ao mundo do Lego através de uma exposição fantástica. Vejam só:

Visite a maior exposição de Lego do País. À volta da cidade gigante, seis construtores dedicam-se a «povoar e embelezar o espaço», com árvores, veículos, pessoas e mobiliário urbano.
Os visitantes contam ainda com uma área de construção ao vivo, além de poderem participar em concursos de construção, para se habilitarem a uma viagem ao parque temático da Legoland, na cidade inglesa de Windsor.





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