sábado, 16 de maio de 2009

Foi ontem o Dia Internacional da Familia

As aulas de sociologia têm decorrido à base do tema "A família". Pois bem, ontem foi o Dia Mundial da Familia. O post vem com um dia de atraso, mas acho que ainda vem a tempo de explicar qual a importancia deste dia e o que representa para todos os membros de uma familia, incluindo as crianças.

Uma entrevista a um adulto da família sobre os seus hábitos de leitura é uma das iniciativas que a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura proposeram às crianças para assinalar o Dia Internacional da Família, celebrado ontem, dia 15 de Maio. Foi sugerido também aos jovens que escolhessem um livro da biblioteca escolar e o lessem em conjunto com os familiares, conversando sobre o seu conteúdo.

Para auxiliar, o site do Plano Nacional de Leitura concebeu uma grelha para a entrevista, que poderia ser depois impressa ou enviada por mail.

A resolução 47/237 de 20 de Setembro de 1993, da Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou que o dia 15 de Maio de cada ano seria celebrado com a finalidade de chamar a atenção de todo o mundo para a importância da Família, como entidade básica da sociedade e dos seus direitos e responsabilidades.

É intenção que os governos, as organizações não governamentais, as autarquias, os meios de comunicação social e todos os interessados se empenhem, neste dia, em promover eventos que sensibilizem e estimulem uma melhor compreensão das funções e necessidades das famílias na sociedade actual. É, igualmente, uma oportunidade para um maior conhecimento e divulgação das questões económicas, culturais, sociais e demográficas que afectam as famílias.

0 comentários: