sábado, 9 de maio de 2009

Kidzania - A cidade dos mais pequenos

Abriu no passdo dia 7 de Maio o novo parque temático dedicádo aos mais novos. Kidzania não é só um mundo. É o mundo das crianças.

KidZania é um Parque Temático para toda a família, único em todo o mundo, que oferece às crianças a possibilidade de explorarem o mundo real através do conceito de “brincar aos adultos”.

Crianças dos 3 aos 14 anos poderão brincar aos adultos e testar 60 profissões no Kidzania, uma cidade à escala de 6.500 metros quadrados - com ruas, carros, hospital, universidade, lojas, teatro, banco, estúdios, autódromo… - que abre em Maio no centro comercial Dolce Vita Tejo, na Amadora, arredores de Lisboa. Se é pai, prepare-se! A entrada ronda 16 euros e espera-se 500.000 visitas/ano.

O Kidzania tem uma forte componente educativa e cultural e venceu vários prémios internacionais, como Melhor Parque Temático Mundial pela Themed Entertainment Association. O conceito só existe em Monterrey, Cidade do México (México), Tóquio (Japão) e Jacarta (Indonésia).

Agora estreia-se na Europa graças a 15 milhões de euros investidos pela Chamartín, cujo presidente executivo, Jaime Lopes, quer ser “concorrente directo do Oceanário e Zoo de Lisboa”. Prevêem-se ainda complexos no Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Seoul (Coreia do Sul) no fim do ano e Barcelona (Espanha) no fim de 2009.

As crianças recebem pulseira GPS à entrada, para os pais (que não entram) saberem por onde andam. Durante quatro horas vão poder fazer check-in no aeroporto, cirurgia na sala de operações, treinar animais, construir casas, levar o carro de bombeiros e apagar fogo simulado, estar no julgamento como juiz, advogado ou réu, desenhar roupas, criar fórmulas no laboratório, ser pedreiro, cabeleireiro, carteiro, pivot de TV, actor/actriz.

As artes serão acompanhadas por 250 monitores, para ajudar a “tornar as actividades divertidas, estimulantes e educativas, orientadas para suscitar valores como liderança, independência, auto-estima, criatividade, cooperação e espírito de equipa”.

A moeda é o kidzo, logo os miúdos gerem o seu dinheiro, como pagar (transportes, carta de condução, rent-a-car, joalharia), ganhar (bombeiro, repórter, médico, mecânico) e até poupar, numa conta poupança do banco local. Pode confirmar o que aí vem num pequeno vídeo do jornal Expresso.


0 comentários: