sábado, 30 de maio de 2009

Rir é o melhor remédio

Durante os dias em que recebemos as crianças na escola, foi possivel ver inumeros sorrisos e gargalhadas. Apesar de as crianças rirem porque estão felizes e contentes, soltar umas gargalhadas ou estar sempre de sorriso no rosto é importante também para uma boa aprendizagem . Porque tudo se faz melhor com um sorriso no rosto, leiam este artigo para perceber porque é importante ver uma criança feliz.

Riso melhora a aprendizagem.

As crianças em idade pré-escolar aprendem mais e melhor se estiverem bem-dispostas e divertidas, concluiu um estudo britânico divulgado pela revista Júnior. O riso é um factor importante no desenvolvimento das capacidades cognitivas, apontou o psicólogo coordenador, David Lewis.

Quando as crianças são incentivadas a rir, as competências de aprendizagem melhoram. A investigação centrou-se na leitura de histórias às crianças e na avaliação das respostas a perguntas sobre o conto que eram feitas depois.

A sessão de perguntas e respostas teve lugar, numa primeira fase, a seguir ao visionamento de um documentário sobre dinossauros e, num segundo momento, depois de as crianças assistirem a uma divertida animação.

Os investigadores concluíram que o riso fez com que as crianças se lembrassem mais da história contada. Uns dias mais tarde, os miúdos foram, de novo, questionados sobre a narrativa e percebeu-se que o efeito do riso na preservação da memória era ainda maior.

As conclusões deste estudo vão ao encontro de resultados de investigações anteriores, conduzidas ao longo dos últimos 40 anos, que demonstraram a importância do riso no desenvolvimento positivo das capacidades cognitivas das crianças.

De acordo com David Lewis, isto acontece porque o riso tem um efeito calmante e provoca alterações químicas no cérebro que propiciam a aprendizagem.

As gargalhadas em grupo também reduzem a ansiedade e o medo do erro, diz o especialista, acrescentado que este tipo de angústia pode impedir muitas crianças até de tentarem sequer responder a uma pergunta.

0 comentários: