sábado, 9 de maio de 2009

Gripe A (Gripe Suína)

Nas ultimas semanas tem-se falado muito na agora denminada GripeA. Bem explicar às crianças o perigo destas epidemias, por vezes não é facil. A revista Visão Junior explica de uma forma muito leve o que é a GripeA, que já foi conhecida também como a Gripe Suína.


Sabes o que é a Gripe A?

Ao longo dos últimos dias concerteza já ouviste falar muito deste nova gripe e viste imagens de pessoas com máscaras na cara. Primeiro chamavam-lhe gripe dos porcos, também gripe mexicana, depois gripe suína, esta semana chegou-se internacionalmente a um acordo para lhe chamar gripe A. Desta forma ninguém fica zangado!

Os primeiros casos conhecidos desta nova gripe transmitida dos porcos para as pessoas aconteceram no México. Depois alastrou-se a outros países porque algumas pessoas que estavam doentes viajaram para a Europa, Estados Unidos e Austrália. Os porcos transmitiram a doença e depois espalha-se pelo mundo através das gotas de saliva libertadas pelos infectados. O único continente que tem escapado a esta nova gripe é o africano.

Lembras-te da gripe das aves, da doença das vacas loucas, também são doenças de animais que em alguns casos chegaram aos humanos. Os sintomas são tosse, febre e espirros. Não fiques alarmado e pergunta aos teus pais e professores sobre os cuidados que deves ter para evitar o contágio. Nesta altura não existem casos conhecidos desta nova gripe em Portugal.

1 comentários:

Unknown disse...

Mais um artigo a dar para o mesmo :P