domingo, 24 de maio de 2009

Voluntariado

Vem com uma semana de atraso, mas acho que ainda vem a tempo. Na semana passada, ocorreu na escola uma palestra sobre voluntariado, organizada por uma turma do 12º ano. Entre explicações e debates, fica a ideia de que ajudar não custa. As colegas do 12ºano explicaram durante a palestra a importância do voluntariado, onde fazer, o que fazer e as vantagens que tráz não só a nivel pessoal mas também para as pessoas que precisam do nosso apoio. Algumas instituições fizeram-se ouvir através dos seus representantes a pudemos ainda ouvir alguns testemunhos. Mas será possivel explicar o que é o voluntariado?

O voluntariado não se explica, vive-se. E é incomparavelmente maior o benefício para quem dá do que para quem recebe. Proporciona uma plenitude de sentimentos que é viciante e é das emoções mais gratificantes que um ser humano pode ter. O voluntariado é também, e sobretudo, um estado de espírito, uma abertura para os que nos rodeiam. Como outras coisas na vida, descobre-se, alimenta-se e vê-se crescer. Começar a fazer voluntariado é fácil: basta sentir cá dentro uma necessidade de dar-se. O que não falta são oportunidades de fazer pequenos gestos que contribuem para melhorar a vida dos outros. Depois é só dar sequência e frequência a essas acções. Por princípio, ninguém reconhece que tem tempo livre, independentemente da quantidade real de tempo de que pode dispor. Quem não tem uma hora por semana? Quem não pode dispor de uma tarde de sábado por mês? Pensem nisso pessoal!


Os locais para se fazer voluntariado estão espalhados um pouco por todo o país. Visitem o site do Concelho Nacional para Promoção do Voluntariado e vejam onde podem ajudar aqueles que mais precisam.

0 comentários: