sábado, 16 de maio de 2009

World Press Cartoon

Quando se falou no artista e na sua obra em AI, ficámos a saber que existem milhares de formas de arte. Cinema, música ou pintura são apenas alguns exemplos. Pois bem, os Cartoons também são uma obra de arte e no seguimento de uma conversa com a "stôra" Margarida Costa resolvi colocar aqui a exposição que ainda estará vísivel aquando a nossa viagem de estudo a Sintra. Há pois é! E a entrada é gratuita.

Todos os anos Sintra transforma-se na capital do Cartoon. Este ano não foi excepção. No passado dia 17 de Abril decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a cerimónia de entrega dos prémios do WORLD PRESS CARTOON 2009. São 10 vencedores de 9 prémios nas três categorias a concurso (Garicatura, Gag e Cartoon editorial) e o Grand Prix, seleccionados de entre 848 cartoons de 428 autores e de 72 diferentes nacionalidades diferentes. As obras premiadas vêm este ano do Brasil, Espanha, Holanda, Hungria, Luxemburgo, México, Portugal e Sérvia.

O artista mexicano Rogelio Naranjo venceu o grande prémio do World Press Cartoon (WPC) 2009, numa edição que distinguiu ainda André Carrilho na área da caricatura, foi hoje anunciado em Sintra.

Publicado em Setembro de 2008 no jornal El Universal, o cartoon "In the same ship" valeu ao veterano cartoonista mexicano, de 72 anos, o grande prémio da quinta edição do World Press Cartoon, no valor de 20 mil euros.

O cartoon apresenta o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, tal como aparece nas notas de dólar, a afundar-se num barco juntamente com um esqueleto, que representa a morte.

"É um cartoon alusivo à crise", disse à agência Lusa o cartoonista António Antunes, director do World Press Cartoon e um dos cinco membros do júri, referindo que o prémio foi atribuído por unanimidade.

Fonte:




0 comentários: