sábado, 30 de maio de 2009

Projecto "Mala Aviada"

Esta ideia inovadora consiste em atribuir a malas, cheias de livros, uma personalidade. Cada mala tem um tema sobre o qual giram os livros, os objectos e as actividades adequadas a diferentes faixas etárias.

O principal objectivo é levar as crianças a explorar, de uma forma divertida e interactiva, as potencialidades do Livro.

Entre as muitas existentes estão a “Mala do Oh”e a “Mala da Noite” para crianças dos 3 aos 5 anos, a “Mala das Lengalengas”, a “Mala da Anne Frank” e a “Mala dos Segredos” destinadas à faixa etária dos 6 aos 10 anos, e a “Mala dos Contadores de História” para crianças dos 11 aos 16 anos.

Nós em aula, recebemos a visita da sobrinha da nossa Professora Fátima Campos, que trouxe até nós a “Mala do Oh”e a “Mala da Noite”. Com muita simpatia e boa disposição, mostrou-nos como uma mala pode conter imaginação, criatividade e interacção.

A descoberta dos livros que as malas continham implicava actividades de movimento e artes plásticas, exercícios que estimulavam a criação visual, invenções e investigações e pequenos passos na escrita criativa.

Estas actividades são muito eficazes no sentido de motivarem as crianças a ler e a interessar-se pela leitura, campo que deve ser fomentado desde a infância.

0 comentários: